Toda empresa deve ter um CNPJ, independente do tamanho, área de atuação, se possui estabelecimento físico ou se atua somente online. Sem essa numeração, o negócio é tido como irregular perante à Receita. Poder funcionar regularmente, sem o risco de pagar multas ou ter a empresa fechada é uma das principais vantagens de ter um CNPJ.
Formalizar uma empresa, diferente do que muitos pensam, não se resume apenas à burocracia ou ao pagamento de impostos. São muitas as vantagens de ter um CNPJ regular junto à Receita. Mais adiante, listamos as principais.
Emitir o seu CNPJ é mais simples do que você imagina e pode ser feito de casa. O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e seguir os três passos indicados no site:
- Passo 1 — Consulta Prévia: serve para confirmar se a empresa pode exercer atividades na localidade desejada;
- Passo 2 — Coleta de dados: neste passo, você deve inserir as informações tributárias e gerais da empresa, como estado e cidade;
- Passo 3 — Licenças: aqui, você solicita as licenças para exercer a sua atividade


Feito isso, é só acompanhar o andamento deste processo com o número protocolo. Quando aprovado, será solicitado que você compareça à unidade cadastral — que pode ser a prefeitura da sua cidade ou a Junta Comercial — para finalizar a abertura da sua empresa.
